Como automatizar e-mails de uma forma simples

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Qualquer um que possua uma loja virtual precisa saber como automatizar e-mails para melhorar a qualidade de seu negócio e entender como segmentá-los corretamente. Além disso, o uso de ferramentas e canais para aproximar o relacionamento com os clientes tem se tornado cada vez mais popular e indicado, visando ampliar as vendas.

Além da vantagem de trazer muito mais agilidade no processo de envio de informações para os clientes, essa estratégia de marketing e remarketing, é possível observar resultados no quesito de potencializar os resultados de qualquer estratégia adotada pelas corporações. Neste artigo, você confere as principais dicas para conseguir alcançar bons resultados.

Afinal, o que é a automação de e-mails e como funciona?

A automação de e-mail é o uso de ferramentas para impulsionar o marketing por e-mail e melhorar a escalabilidade da comunicação. O objetivo é construir um relacionamento personalizado com potenciais clientes, fazendo com que eles acabem se interessando pelo que a empresa tem a oferecer de maneira mais orgânica.

Em outras palavras, a automação de email marketing incentiva os consumidores em potencial a navegar por todas as etapas do funil de vendas da sua empresa, onde os compradores devem percorrer o negócio até o fechamento.

Qualquer um que esteja interessado pelo atrativo oferecido, no momento em que se inscrever em uma promoção, acabará sendo incluído em uma base de dados dos e-mails da empresa. Depois disso, torna-se possível criar um fluxo aceitável de automação, utilizando estratégias eficazes de remarketing.

Por que é necessário investir em automação de e-mail marketing?

O e-mail marketing é a solução para muitas empresas, principalmente para aquelas que desejam ampliar a sua interação com o público. Por meio dele, torna-se possível selecionar os grupos de público-alvo e entregar conteúdos e mensagens relevantes com base em suas principais características.

Veja, abaixo, dois motivos para começar a investir nessa solução.

Capacidade de personalizar mensagens

Com as ferramentas de automação de marketing, diversas técnicas podem ser implementadas para personalizar as mensagens com base no seu público-alvo. Dessa maneira, será possível criar uma sensação de conforto nos clientes, dando a entender que eles são compreendidos e acolhidos.

Isso porque essas plataformas permitem segmentar e enviar conteúdo com base nos interesses do seu cliente, além de gerar relatórios de audiência para que você possa criar materiais cada vez mais especializados. Assim, as chances de conversão acabam crescendo exponencialmente sem grandes esforços.

Oportunidade de segmentar ideias

A capacidade de automatizar e-mails permite criar e dividir listas. Dessa forma, você pode agilizar o processo de envio de mensagens para diferentes bases de contato. Além disso, essa ação acaba tornando tudo mais organizado, facilitando a integração entre clientes e a empresa, o que gera uma sensação de vínculo.

Os filtros podem ser interesses do consumidor, conhecimento de empresas e serviços e pessoas que estão prestes a concluir uma compra. Isso fará com que se torne mais fácil criar novos e-mails e priorizar os públicos-alvo de acordo com suas dores e interesses comuns para a empresa.

Como fazer a automação?

Automatizar e-mails pode ser mais fácil do que parece. Por isso, antes mesmo de pensar em contratar uma ferramenta de automação, o ideal é realizar um planejamento de envios. Se deseja seguir nesse caminho, conheça, abaixo, as principais dicas para obter sucesso na implementação da estratégia.

Saiba quem é o seu público

Quais clientes em potencial você gostaria de alcançar por meio da comunicação? A primeira coisa que você precisa definir é a persona do seu negócio, o perfil do seu consumidor ideal. Dessa maneira, ficará mais fácil entender com que tipo de clientes está lidando e, consequentemente, se adequar às suas dores e interesses.

Para fazer isso, tente entender o que todos os potenciais compradores têm em comum. O processo leva em consideração as especificidades de cada perfil, incluindo sua ocupação, a região em que vive, seus hobbies e até marcas favoritas. Esta etapa não deve ser pulada ou feita de qualquer maneira, caso deseje que a estratégia dê certo.

A partir daí, você pode definir como se comunicar com seu público em e-mails, se linguagem formal ou informal pode ser usada e muito mais. O ideal é que os tipos de personalidade sejam devidamente compreendidos para que a formulação das mensagens pareça espontânea e não algo mecanizado.

Organize a lista de e-mails

Nesta etapa, o ideal é separar a sua lista de contatos com base no tipo de lead com quem você deseja se comunicar. Um truque é criar uma biblioteca de e-mails com base no estágio do funil em que um prospect está, além de suas respectivas comunicações.

Por exemplo, quando uma pessoa manifesta interesse em um formulário de inscrição para se atualizar com mais conteúdo do blog da empresa, é importante enviar um e-mail de agradecimento. Então, com o consentimento de seus leitores, você pode adicioná-lo à sua lista de atualizações de postagens. Assim, a cada novo texto, ele recebe um e-mail atualizado.

Outra opção de segmentação são os leads interessados ​​em produtos específicos da sua loja virtual. Digamos que você venda camisetas online e crie uma promoção de mídia social para promover o lançamento de um novo produto da marca.

Crie automações dentro da plataforma

Aqui estão as etapas que você precisa para definir seu processo de automação de email marketing. Na ferramenta de automação de e-mail marketing, é possível configurar em quanto tempo após o download dos materiais os seus prospects receberão novas comunicações.

Além disso, você pode definir os objetivos do CTA. Por exemplo, ao clicar na frase de chamariz “Quero comprar um produto”, você deseja que os clientes em potencial sejam direcionados ao seu site ou chat ao vivo?

Com essas e outras questões em mente, você poderá desenvolver uma estratégia eficaz de automação de e-mail, gerando uma maior integração entre corporação e cliente, além de oferecer uma sensação de proximidade de ambos os lados.

Faça um acompanhamento do desempenho das campanhas

Após ativar o processo automatizado, visualize os resultados do acionador. Acompanhe as taxas de abertura de e-mail, taxas de conversão, taxas de cliques e taxas de rejeição, bem como quantos leads sobem no funil de vendas a cada disparo.

Armado com essas informações, ajustes de rota menores podem ser feitos se a estratégia não estiver funcionando conforme o esperado. Então, aos poucos, os resultados irão aparecendo de maneira ágil e com um grande impacto nos lucros da empresa.

Ferramentas ideais para automação

Caso ainda esteja em dúvida de qual ferramenta de automação escolher para melhorar a entrega de resultados para a sua empresa, confira, abaixo, as três principais plataformas que agirão como verdadeiras aliadas nas estratégias de remarketing.

HubSpot

Por meio do HubSpot, a criação de e-mails com um editor online se torna possível. Além disso, também dá para fazer a segmentação das bases de contratos que a empresa tenha cadastrado. A criação de formulários e gerenciamento de anúncios exibidos em diversas plataformas também é uma realidade.

MailChimp

O MailChimp é bastante popular e traz uma série de planos gratuitos e pagos para que o disparo de e-mail marketing se torne possível para uma empresa. Infelizmente esta ferramenta só está disponível em inglês e traz uma segmentação eficaz para uma série de públicos, automatizando de acordo com seus comportamentos.

ExpressPingeon

Por fim, ainda há o ExpressPigeon, que traz um plano gratuito com envio de cerca de mil e-mails para 500 contatos durante todos os meses. Graças à ferramenta, há a automação de e-mail marketing e a criação e personalização de e-mails, além de conseguir automatizar respostas.

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