O que é a métrica de entregabilidade na campanha de e-mail?

Share

Share LinkedIn Share Twitter Share Whatsapp
metrica de entregabilidade de email

A métrica de entregabilidade na campanha de e-mail nada mais é do que a taxa na qual os e-mails que você envia chegam com sucesso à caixa de entrada do destinatário.

Se você enviar um e-mail de seu servidor, a capacidade de entrega pode definir o sucesso de sua campanha, ou seja, qual for o motivo do envio, quer se trate de redefinições de senha importantes, e-mails de notificação, verificações de pedidos, recibos de e-mail, carrinho abandonado ou e-mail de marketing, uma mensagem que nunca chega ao seu destino é um desperdício total de recursos.

Para aproveitar ao máximo o e-mail que você envia, vamos abordar neste post como melhorar a capacidade de entrega de e-mail com 5 coisas simples que você pode fazer agora mesmo.

Por que os e-mails das minhas campanhas não são entregues?

A resposta para essa questão pode ser bem simples: há algo de errado com o envio dos seus e-mails de campanha.

Se você é novo no envio de e-mail, provavelmente está se perguntando por que a ‘entregabilidade de e-mail’ é um tópico de discussão. Afinal, você clica em enviar e seu e-mail vai direto para o destinatário, certo?

O processo de envio de e-mail pode ser surpreendente para alguém sem experiência na área. Na realidade, depois que alguém clica em enviar, há várias ações acontecendo em segundo plano para levar seu e-mail ao destinatário. Quando um e-mail é enviado, o processo de entrega é mais ou menos assim:

Agora que você entende mais sobre como um e-mail é entregue, você pode ver como há muitas peças em movimento e muito espaço para erros. Multiplique isso por milhares, ou milhões de e-mails enviados, e a margem de erro só aumenta. Felizmente, a Etag trabalha com parceiros e servidores que têm a capacidade de entrega de e-mail com agilidade e eficiência, com as 5 práticas recomendadas a serem seguidas quando você começa a se perguntar como pode melhorar a entrega de e-mail do seu e-commerce.

Como melhorar a capacidade de entrega de e-mail: 5 dicas

Na maioria das vezes, quando alguém deseja enviar um e-mail de alto volume, ele conta com a ajuda de um provedor de serviços de e-mail que possui a plataforma de entrega de e-mail necessária e recursos profissionais para eliminar quaisquer preocupações que possam ter relacionadas à sua infraestrutura de e-mail.

Com a infraestrutura de e-mail adequada, os remetentes podem se concentrar em aspectos do e-mail sobre os quais têm mais controle, como autenticação, design e cópia, limpeza e qualidade das listas, métodos de entrega e métricas de e-mail.

Confira as dicas abaixo para melhorar a sua capacidade de entrega de e-mail!

Separe seu e-mail de marketing e e-mail transacional

Como remetente de e-mail de alto volume, é importante separar os fluxos de e-mail pelo tipo de e-mail que você envia. E-mails como redefinições de senha, recibos, confirmações de pedidos e outros e-mails transacionais devem ser enviados por meio de um fluxo, enquanto e-mails de marketing como promoções, ofertas e anúncios devem ser enviados por outro.

Você deseja dividir seu e-mail dessa maneira porque não deseja que o desempenho inerentemente menor do seu e-mail de marketing arruíne o desempenho naturalmente melhor do seu e-mail transacional.

Se a reputação de seu IP para seu e-mail de marketing for inferior a ideal, seus e-mails transacionais importantes não sofrerão as consequências se você dividir em fluxos de e-mail dessa maneira.

Otimize o design do e-mail e os assuntos

A maneira como você projeta seu e-mail manterá os destinatários interessados ​​e ajudará a construir uma boa reputação de remetente. Quanto melhor sua reputação, mais seus destinatários abrirão seu e-mail. Ao criar um e-mail ou uma nova campanha, é importante seguir estas práticas recomendadas:

O texto em seu e-mail deve ser simples, direto e facilmente consumível. Se você é uma marca conhecida com a qual seus destinatários se sentem confortáveis, promoções e descontos são uma boa maneira de abrir essas mensagens. Quanto melhor o design do seu e-mail e a linha de assunto, mais engajamento positivo você receberá, levando a uma melhor capacidade de entrega.

Mantenha uma boa limpeza na lista de e-mails

Qualquer remetente de e-mail de alto volume deve gastar tempo e esforço limpando suas listas de e-mail, certificando-se de que os endereços de e-mail estejam ativos. Se seus e-mails estão sendo continuamente devolvidos a endereços que não estão mais ativos, sua reputação de remetente sofrerá como consequência, juntamente com sua capacidade de entrega.

Se você não for parceiro de um provedor de serviços de e-mail, poderá fazer esse trabalho manualmente, acompanhando e removendo endereços que estão sendo devolvidos. Assim, haverá a possibilidade de compreender onde está o erro e onde se deve investir para acertar na entrega de mensagens.

Autentique seu e-mail

Com o aumento de agentes mal-intencionados enviando spam ou se passando por remetentes legítimos por meio de falsificação de e-mail, algumas melhorias foram feitas em todo o setor para proteger o e-mail. Os remetentes têm a capacidade de habilitar a autenticação de e-mail por meio do Sender Policy Framework (SPF) e do DomainKeys Identified Mail (DKIM) para ajudar a erradicar o ato de falsificação e outras táticas maliciosas de e-mail.

Leia também: Porque é importante autenticar o domínio de e-mail?

Habilitar esses métodos de autenticação ajuda os provedores de mailbox a identificar que você é um remetente legítimo com uma reputação de IP estabelecida. Isso ajudará a melhorar sua capacidade de entrega, mantendo você fora da pasta de spam e também ajudará a proteger seus e-mails importantes de pessoas mal-intencionadas.

Monitore suas métricas

Uma das melhores maneiras de manter uma reputação de remetente saudável é monitorar suas análises de e-mail em tempo real. Prestar muita atenção a detalhes importantes, como cliques, aberturas, bloqueios, taxas de falhas, etc. pode ajudar a evitar interrupções futuras e manter seu programa de e-mail funcionando com desempenho ideal.

No Etag, oferecemos um acompanhamento que ajuda você a monitorar como seus clientes estão reagindo ao seu e-mail. Aqui as qualidades das suas campanhas de e-mail são otimizadas constantemente, acompanhamos o conteúdo da sua mensagem,a reação dos destinatários às suas mensagens, nos certificamos que você segue as “melhores práticas de e-mail” e sempre otimizamos na combinaçãodos conteúdos e qualidade das suas campanhas.

Quanto mais você entender sobre sua comunicação por e-mail, melhor serão os resultados a longo prazo.

Sem dúvida alguma, a métrica de entregabilidade de e-mails é indispensável para o crescimento das suas campanhas e um melhor engajamento entre clientes e seu website. Para saber mais sobre isso e manter sua estratégia online mais competitiva, leia nosso post sobre validação SPF!

Outras notícia do blog:

Machine Learning: o que é?

Muitas tecnologias começaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros e de várias outras pessoas no mundo. O Machine Learning também chegou dessa maneira sorrateira, mostrando-se um sistema altamente inteligente e que possui relação direta com a inteligência artificial (IA). Mesmo que o termo tenha sido criado por volta de 1959, ele só […]

Segmentação de cliente: tudo o que você precisa saber

A segmentação de cliente é um tema que precisa ser discutido por toda e qualquer empresa. É por meio dela que se pode estabelecer um foco claro de prospecção, o que acaba ajudando a trabalhar diretamente com as vendas. Dividir o público das suas campanhas, bem como do que será vendido, é altamente indispensável. Em […]

Tudo sobre funil de compras e como melhorar o seu negócio

O funil de compras é um assunto que precisa ser compreendido por todo e qualquer negócio caso ele deseje ter sucesso. É por meio dele que a taxa de conversão pode ser aumentada de um modo simples, rápido e sem grandes preocupações. Por meio deste artigo, é possível saber como ter um contato mais direto […]

Feedback dos clientes: importância e como obter

O feedback dos clientes é extremamente necessário para manter um negócio de pé, principalmente porque é o consumidor quem alimenta a economia. Dessa maneira, estar constantemente conectado com as suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas, irá ajudar a solucionar problemas e promover melhorias que farão toda a diferença. São diversos os métodos que podem […]