O que é exatamente o marketing Cross-Channel?

Share

Share LinkedIn Share Twitter Share Whatsapp
marketing cross channel

O marketing Cross-Channel, de maneira simplificada, combina vários canais de marketing para criar mensagens conectadas que podem levar o usuário para a próxima etapa em sua jornada de compra.

Os compradores modernos pesquisam, consolidam informações e selecionam compras em potencial usando vários meios on-line e off-line antes de tomar uma decisão de compra.

O comprador da atualidade experimenta um mínimo de seis pontos de contato antes de fazer uma compra, em comparação com as interações da era pré-digital de cerca de 2 a 3 pontos de contato.

Além desse aumento no número de pontos de contato, cada canal é único, exigindo estratégias diferentes para gerar visibilidade, interesse e contexto. As mensagens unificadas nesses pontos de contato são importantes para criar uma progressão lógica para o usuário e, para isso, o marketing Cross-Channel precisa ser introduzido.

Portanto, uma oferta no Facebook que foi clicada e descontinuada precisa ser acompanhada por um e-mail ou notificação por push da Web, lembrando o cliente de uma oferta semelhante.

Este é um exemplo típico de marketing Cross-Channel. O que leva essa experiência unificada para o próximo nível é a capacidade de consolidar dados de vários pontos de contato, orquestrar jornadas personalizadas e otimizá-las com base em análises avançadas.

Parece um sonho, não é?

Você pode se perguntar por que isso não pode ser alcançado com o marketing multicanal.

Para entender essa situação, vejamos algumas diferenças básicas entre o marketing multicanal e o marketing Cross-Channel:

Marketing multicanalmarketing Cross-Channel
Vários canais são usados ​​isoladamente.Vários canais conectados são aproveitados.
Todos os canais funcionam de forma independente, às vezes gerenciados por equipes separadas.Todos os canais trabalham em harmonia para apresentar uma imagem coesa e podem ser tratados por uma plataforma centralizada.
Equipes diferentes significam que as mensagens podem variar em diferentes canais.Mensagens consistentes e continuidade na comunicação.
Os dados são acessíveis, mas são isolados.Dados unificados criam fortes personas de usuário, permitindo que as marcas se comuniquem de forma mais eficaz.
Focado na conscientização.Foco em engajamento e conversão.
A experiência do cliente pode ser inconsistente.Experiência aprimorada, pois é centrada no cliente.

As principais vantagens do marketing multicanal sobre o marketing Cross-Channel são o ecossistema conectado e a sincronização de dados do cliente nas redes. Isso torna a segunda aplicação extremamente eficaz.

Vejamos algumas estatísticas para entender melhor a importância do marketing Cross-Channel.

As marcas que usam três ou mais canais desfrutam de uma taxa de compra 287% maior do que as campanhas de canal único.

91% dos consumidores são mais propensos a comprar com marcas que fornecem recomendações relevantes para eles.

Os clientes do marketing Cross-Channel valem 30% mais em valor vitalício do que os clientes single-channel. Os clientes de hoje estão impacientes e desprezam mensagens comuns que não estão respondendo às suas necessidades. Eles querem ver anúncios que sejam relevantes para eles.

Da mesma forma, um cliente deseja se comunicar com a marca em um canal em que se sinta confortável. Por exemplo, eles podem não escrever e-mails longos, mas enviarão um tweet e esperarão uma resolução.

Não estar em vários canais não é mais uma opção. Se as marcas podem otimizar vários canais e identificar os clientes que desejam alavancar, a mesma visibilidade multicanal pode ser uma ferramenta poderosa para conversão e crescimento da marca.

Quantas vezes você viu uma oferta no Facebook e clicou nela, apenas para chegar a uma página inicial genérica? Depois dessa decepção, continuou a procurar a oferta? Provavelmente não.

Esse é um comportamento típico do usuário. Em uma era de sobrecarga de informações, alcançar o cliente e convertê-lo está ficando cada vez mais difícil. Os compradores querem que as marcas lhes mostrem o que querem, apenas quando querem, e que o processo seja simples, para que possam tomar uma decisão de compra rapidamente.

Se o profissional de marketing pode criar mensagens personalizadas visíveis para o comprador no momento certo, isso é marketing de canal cruzado centrado no usuário. O Cross Channel Campaign Management pode ajudar as marcas a conseguir isso.

Web, personalização de comércio eletrônico e personalização móvel são possíveis com o gerenciamento de campanhas em vários canais. Da mesma forma, ferramentas avançadas de gerenciamento de dados de clientes e tecnologia preditiva podem ajudar as marcas a construir uma conexão emocional com o usuário enquanto ampliam a experiência da marca. As marcas hoje estão aproveitando essas possibilidades e criando um nicho para si na mente do cliente.

Aprendendo com casos de uso de marketing Cross-Channel bem-sucedidos.

Os clientes de hoje não se importam com grandes descontos e e-mails aleatórios. Suas caixas de entrada já estão transbordando de e-mails que eles não leem, descontos que não precisam e ligações de spam para as quais nunca se inscreveram.

Encontrar um método para superar essa loucura ajudará as marcas a se conectarem com o público e criarem conversas significativas.

Em vez de segmentar o público com base em suposições e informações incompletas, os segmentos preditivos com inteligência artificial podem ajudar a criar jornadas personalizadas para o usuário.

Dentre essas estratégias de marketing Cross-Channel que podem dar certo, temos:

·         Análises de dados fortes, como o recurso Next Best Channel do Insider, que conseguem criar conversas significativas usando os canais certos e resultando no máximo envolvimento do usuário.

·         O teste A/B, que é importante em campanhas em vários canais para identificar o melhor caminho para as conversões. O poder de alterar rapidamente a personalização e o canal de mensagens pode ajudar as marcas a selecionar a opção de melhor desempenho.

Com o aumento da globalização, é importante se comunicar com o público no idioma que eles preferem. Uma campanha multicanal em vários idiomas é uma necessidade hoje.

A Insider oferece uma solução de jornada multilíngue para seus clientes B2C. As campanhas de marketing podem selecionar vários idiomas e criar caminhos separados na mesma campanha. Isso é eficaz e eficiente para empresas multinacionais que buscam engajamento localizado

Em suma, o caminho para o sucesso é através de conversas relevantes e personalizadas para cada cliente em potencial.

A plataforma de dados do cliente Insider desenvolveu ferramentas inovadoras e poderosas para apoiar a resposta das empresas aos desafios futuros. A Mar-Tech hoje não é apenas um ótimo software.

É a possibilidade de efetivamente pivotar a comunicação e as estratégias de marketing com base nas necessidades do cliente. É tudo sobre a capacidade de permanecer centrado no cliente e, ao mesmo tempo, ser capaz de dimensionar e segmentar públicos em nível global.

Esses casos de uso de marketing Cross-Channel mostram que o sucesso está na consistência, interatividade e no aproveitamento de diversos sistemas de mensagens. Quando as estratégias de marketing online, offline, tradicional e digital funcionam em sincronia, as marcas podem maximizar as oportunidades e fidelizar.

Outras notícia do blog:

Descrição de produtos no e-commerce: como fazer da forma correta

A descrição do produto é fundamental para fornecer detalhes sobre suas características, uso, indicações e benefícios, a fim de gerar uma venda. A qualidade do texto pode afetar a conversão, especialmente se não incluir informações essenciais para que o cliente decida pela compra. Para elaborar uma boa descrição de produto no e-commerce, é necessário seguir […]

Hábitos de consumo: o que é e como isso pode te ajudar?

Os hábitos de consumo são compostos por uma série de comportamentos adotados por um indivíduo ou grupo ao realizar uma compra ou contratação de serviço. Esses hábitos podem ser conscientes ou inconscientes e influenciam as preferências e escolhas dos consumidores. Conhecer os hábitos de consumo dos clientes é fundamental para desenvolver ações de marketing e […]

Dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

A conversão de vendas consiste no processo de conduzir um usuário por meio do funil de vendas em direção à compra de um produto ou serviço em um e-commerce. Entretanto, é importante destacar que a conversão em um e-commerce não se limita apenas à venda, podendo se referir também à transformação de um visitante em […]

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing indispensável para conseguir captar mais clientes e, ainda por cima, fazer com que as mercadorias abandonadas no carrinho possam ser resgatadas pelos usuários. Junto dele, também é válido ressaltar a importância do retargeting, uma estratégia conhecida e eficiente. Levando em consideração o imediatismo das compras na atualidade, utilizar […]