O que é e qual a importância do UX

Share

Share LinkedIn Share Twitter Share Whatsapp
a importancia do UX para seu negocio online

O UX, também conhecido por User Experience, é um fator indispensável para conseguir aumentar o contentamento dos clientes com um determinado produto ou serviço. Isso acontece porque essa técnica se baseia inteiramente na experiência do usuário e as maneiras como ele poderá ficar mais confortável ao utilizar o que foi comprado.

Seu conceito está diretamente voltado para a experiência que um público poderá ter ao entrar em contato com os produtos ou serviços adquiridos, sejam eles físicos ou digitais. O principal objetivo da estratégia é entregar uma solução agradável para o público, tornando aquele produto mais atrativo e desejável.

O que é UX?

O UX nada mais é do que a experiência que o usuário vai ter ao comprar um produto ou serviço. Na maior parte dos casos, esse tipo de estratégia está diretamente ligada à criação de aplicativos, onde é necessário realizar uma série de testes para entender quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos da usabilidade.

De uma maneira geral, tem como ideal central garantir que o uso de softwares, sites, aplicativos e outras soluções apresente um desempenho bem mais fluido, sem o surgimento de obstáculos no processo. Isso garante uma maior integração do público com as empresas, passando credibilidade e comprometimento.

Leia Também: Otimização da jornada de compra

Quais as áreas de UX?

As diferentes áreas dessa estratégia estão divididas em:

Qual a diferença entre UI e UX?

As diferenças entre o UI e UX já começam pelo nome, tendo em vista que “UI” significa “User Interface”, que pode ser traduzido como “Interface do usuário”. É essa área que se relaciona com os elementos visíveis para o usuário, trazendo uma usabilidade mais agradável, além de um layout intuitivo.

Tanto o UI quanto o UX se relacionam entre si e se complementam, criando uma zona de estratégia para o design de algum produto ou serviço. Sua principal diferença está na área para qual estão voltados: enquanto o primeiro se relaciona com o layout, o segundo se relaciona com a experiência do usuário.

Qual a diferença entre UX e CX?

Antes de mais nada, é válido dizer que “CX” é a abreviação utilizada para definir “Customer Experience”, ou seja, a experiência do consumidor. O conceito está muito atrelado à experiência completa que o cliente terá com uma determinada marca após utilizar o seu produto ou serviço finalizado.

Dessa maneira, a área acaba englobando todos os pontos responsáveis pela interação, seja por um site, pelos canais de atendimento, pelas redes sociais ou, até mesmo, por aplicativos. Geralmente os profissionais da área precisam lidar com o pré-venda e com o pós-venda para garantir uma experiência satisfatória e completa.

Dessa forma, a principal diferença encontrada entre UX e CX é que o segundo possui uma abrangência bem maior, envolvendo a experiência do usuário como um todo. Enquanto isso, o primeiro foca na interação dos compradores com um produto em específico, tornando-se uma área mais restrita e específica.

Por que melhorar a experiência do usuário?

experiencia de usuario em seu website etag digital

Existem muitos motivos para começar a focar na experiência do usuário, mas o principal deles, sem dúvida alguma, é que são os consumidores que ditam o ritmo do mercado. De nada adianta investir dinheiro em um projeto, desenvolver aplicativos ou sites, e ninguém desejar usar ou espalhar opiniões negativas sobre isso na internet.

Além disso, outros pontos positivos para começar a investir em experiência do usuário são:

Cada um desses pontos é de extrema importância para quem trabalha, principalmente, com e-commerce. Quanto maior for o investimento no bem-estar do cliente, melhor será para a empresa.

Quais os principais cargos relacionados a UX?

Os principais cargos da área de UX estão diretamente relacionados com as suas áreas, assim como já foi mostrado. Dessa maneira, eles podem ser definidos em:

Como iniciar uma estratégia de UX?

Depois de compreender o quão importante o User Experience pode ser, é necessário assimilar como uma boa estratégia para essa área pode ser iniciada, visando entregar o melhor desempenho possível para os clientes.

Dentre as principais etapas para dar um start, temos:

  1. Realizar uma pesquisa com os usuários para saber o que pode ser melhorado nos produtos;
  2. Fazer uma análise do que a concorrência entrega em produtos semelhantes;
  3. Criar um esboço do design que é considerado o mais necessário pelo público;
  4. Realizar uma série de testes para promover modificações.

Ao longo dessa jornada, é muito importante levar em consideração dois pontos fundamentais: qual a quantidade de valor que a estratégia trará para o produto e para o seu público, além de compreender quais são as inovações que as estratégias de UX poderão proporcionar para a empresa e para os clientes.

Outras notícia do blog:

Descrição de produtos no e-commerce: como fazer da forma correta

A descrição do produto é fundamental para fornecer detalhes sobre suas características, uso, indicações e benefícios, a fim de gerar uma venda. A qualidade do texto pode afetar a conversão, especialmente se não incluir informações essenciais para que o cliente decida pela compra. Para elaborar uma boa descrição de produto no e-commerce, é necessário seguir […]

Hábitos de consumo: o que é e como isso pode te ajudar?

Os hábitos de consumo são compostos por uma série de comportamentos adotados por um indivíduo ou grupo ao realizar uma compra ou contratação de serviço. Esses hábitos podem ser conscientes ou inconscientes e influenciam as preferências e escolhas dos consumidores. Conhecer os hábitos de consumo dos clientes é fundamental para desenvolver ações de marketing e […]

Dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

A conversão de vendas consiste no processo de conduzir um usuário por meio do funil de vendas em direção à compra de um produto ou serviço em um e-commerce. Entretanto, é importante destacar que a conversão em um e-commerce não se limita apenas à venda, podendo se referir também à transformação de um visitante em […]

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing indispensável para conseguir captar mais clientes e, ainda por cima, fazer com que as mercadorias abandonadas no carrinho possam ser resgatadas pelos usuários. Junto dele, também é válido ressaltar a importância do retargeting, uma estratégia conhecida e eficiente. Levando em consideração o imediatismo das compras na atualidade, utilizar […]