O que é remarketing?

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o que e marketing digital

O remarketing é uma estratégia de marketing indispensável para conseguir captar mais clientes e, ainda por cima, fazer com que as mercadorias abandonadas no carrinho possam ser resgatadas pelos usuários. Junto dele, também é válido ressaltar a importância do retargeting, uma estratégia conhecida e eficiente.

Levando em consideração o imediatismo das compras na atualidade, utilizar estratégias de marketing comprovadamente eficazes pode fazer a diferença. Sendo assim, ampliar os conhecimentos a respeito delas e entender como funcionam e porque funcionam pode ser tornar um grande diferencial competitivo.

Aproveite e conheça tudo sobre essas estratégias e como elas vão mudar o seu negócio para melhor.

Afinal, o que é remarketing?

Remarketing significa “fazer marketing para as mesmas pessoas novamente”. Isso quer dizer que uma estratégia será utilizada para um mesmo público-alvo por mais uma vez. O objetivo é influenciar pessoas que já demonstraram interesse por um determinado produto a comprá-lo novamente ou a não desistirem dele em seu carrinho de compras.

Na prática, essa estratégia é aplicada por meio de campanhas de e-mail responsáveis ​​por reativar a base de clientes, incentivando-os a realizar alguma ação. Dessa maneira, propagandas com informações referentes a um produto específico são adicionadas nos e-mails dos possíveis interessados, instigando-os a comprar.

Essa técnica pode ser usada em diferentes contextos, desde lembretes por e-mail de itens que você colocou no carrinho, e acabou esquecendo, até notificações de determinadas promoções em seu site que podem ser de interesse particular. O importante é que esse tipo de propaganda seja feita de maneira consciente, atrativa, criativa e com informações relevantes.

Quais as vantagens do Remarketing?

O remarketing foi desenvolvido para fazer com que as taxas de conversão passassem por um aumento relevante. É por meio dele que uma suposição simples pode ser criada: os consumidores raramente compram em sua primeira pesquisa. A partir dessa afirmação, a realização da campanha começa a ser planejada.

De acordo com dados coletados pelo Google Adwords, cerca 3% dos visitantes do e-commerce fazem essa conversão imediatamente, o que é um número bem pequeno para o esperado. Quando estamos falando de vendas complexas, como aquelas que exigem cotação, esse número pode ser menor.

Qual é o papel dessa estratégia em tudo isso? Ela permite que seus consumidores se envolvam mais intimamente com as marcas por meio de mensagens personalizadas em suas caixas de entrada. Dessa maneira, os visitantes vão se lembrar da sua oferta, continuar a considerar a compra e imaginar que ela vale a pena.

Leia também: CRO – Otimização de conversão

Ainda não consegue entender qual é o principal ponto dessa estratégia? Então veja, abaixo, alguns dados extremamente relevantes disponibilizados pelo relatório da AgilOne:

Mais uma informação que precisa ser levada em consideração é a encontrada por meio de um estudo do MIT, onde foi descoberto que um lead pode cair cerca de 10% caso o follow up seja feito após uma hora da primeira interação do cliente com um site ou com algum produto que seja apresentado nele.

Como fazer uma campanha de Remarketing?

Para que a estratégia seja implementada de maneira eficaz, primeiro será necessário ter um plano que facilite o mapeamento de clientes em potencial em diferentes etapas do processo de compra: conscientização, consideração, compra ou fidelização. Isso vai permitir que o processo se torne mais organizado e claro.

Para fazer isso, haverá a necessidade da criação de um sistema em lista. Ele é muito semelhante à segmentação de e-mail marketing. A lista divide os visitantes do seu site com base no tipo de ação que eles realizam.

Dentre os principais tipos de lista que podem ser criados estão:

Um exemplo bem claro para compreender como essa situação funciona é o seguinte: o e-mail para quem apenas visualizou a página do produto precisará ser diferente daquele feito para quem visualizou o preço ou adicionou o item em seu carrinho. Isso porque as estratégias de atração devem ser baseadas nas necessidades do público.

A partir desse tipo de ideia, vários templates de conteúdo podem ser criados, permitindo que os e-mails estejam voltados adequadamente para cada tipo de cliente, tomando como base as ações que ele realizou dentro do site. Ferramentas de automação de e-mail também podem ser muito úteis.

Remarketing x Retargeting

Será que remarketing tem algo a ver com retargeting? Os anúncios que são relacionados com qualquer outra estratégia da área de marketing estão enquadrados nessa segunda categoria mencionada. Ambos os termos costumam ser bastante confundidos, principalmente por causa de sua sonoridade bem semelhante. Além disso, eles são frequentemente utilizados como sinônimos.

Isso soa muito estranho, principalmente porque ambas as funções são bem diferentes e possuem funções específicas dentro das estratégias de marketing. Para entender um pouco melhor a funcionalidade desse segundo termo, leia o tópico abaixo que especifica a sua utilização, bem como alguns dos benefícios trazidos por ele.

O que é Retargeting?

O retargeting se concentra na conversão de pessoas que já estão interessadas nas ofertas da sua loja virtual, por exemplo, usando anúncios pagos colocados em locais estratégicos em suas páginas online.

A palavra “targeting” vem do inglês e significa “mirar”. Portanto, o termo está diretamente relacionado com o significado de direcionar os consumidores novamente – porque você está direcionando a ação para um alvo, o consumidor que não comprou da primeira vez.

Talvez você ache que o retargeting é muito parecido com uma campanha publicitária. Então, vale a pena investir nessa ação? A resposta é sim. Tem vários benefícios sobre as atividades regulares.

Ele só veicula anúncios para usuários que entram em seu site. Ou seja, perfis de usuários com alto potencial de compra. É por isso que as taxas de conversão para essa estratégia tendem a ser mais altas do que para campanhas publicitárias gerais.

Independente de qual seja a estratégia escolhida, o importante é contar com profissionais de qualidade. Sendo assim, entre em contato com um de nossos consultores!


Perguntas Frequentes:

O que é remarketing?

Remarketing é uma técnica de marketing digital que tem como objetivo envolver novamente os usuários que já tiveram alguma interação com a marca, com o intuito de incentivá-los a realizar uma ação específica que possa ser relevante para o negócio, como uma conversão. Um exemplo disso é quando um cliente visita o site da empresa e adiciona produtos ao carrinho de compras, mas sai do site sem efetivar a compra.

O remarketing utiliza ferramentas de segmentação para exibir anúncios personalizados para esses usuários em diferentes plataformas, como redes sociais e sites parceiros, com o objetivo de incentivá-los a voltar ao site e concluir a compra. Essa estratégia pode ser eficaz para aumentar a taxa de conversão e a fidelização do cliente.

Quais os tipos de remarketing?

Existem três tipos de remarketing que podem ser utilizados em estratégias de marketing digital: remarketing da rede de display, da rede de pesquisa e pelo Facebook. O remarketing da rede de display funciona por meio de uma rede de sites parceiros que oferecem espaços para a publicação de anúncios. Esses anúncios são direcionados para usuários que já interagiram com a marca e foram incluídos em uma lista específica.

Quando esses usuários visitam um site parceiro da rede, eles podem ser impactados por anúncios personalizados com o objetivo de incentivá-los a voltar ao site da empresa e concluir uma ação desejada, como uma compra, por exemplo. Essa estratégia é eficaz para reforçar a presença da marca na mente dos usuários e aumentar as chances de conversão.

Quando fazer remarketing?

O remarketing é uma estratégia recomendada para ser utilizada após uma interação do usuário com a marca, como visita ao site ou abandono de carrinho de compras, por exemplo. Dessa forma, o remarketing deve ser aplicado quando há uma base de usuários que já teve contato com a marca, a fim de incentivar uma ação desejada, como uma conversão.

Como aplicar remarketing?

Para aplicar o remarketing em sua estratégia de marketing digital, é preciso seguir alguns passos:

1 – Defina um objetivo claro para a campanha de remarketing, como aumento de vendas ou geração de leads, por exemplo.

2 – Crie uma lista de remarketing com base nas interações dos usuários com a marca, como visitas ao site, abandono de carrinho de compras ou inscrição em newsletter, por exemplo.

3 – Crie anúncios personalizados com base nas características dos usuários incluídos na lista de remarketing, levando em consideração seus interesses e comportamentos.

4 – Escolha as plataformas onde os anúncios serão exibidos, como redes sociais, sites parceiros ou Google Ads.

5 – Defina o orçamento da campanha e estabeleça as configurações de segmentação e lances.

6 – Monitore e avalie os resultados da campanha de remarketing, ajustando as estratégias de acordo com os dados obtidos.

É importante lembrar que o remarketing deve ser aplicado de forma estratégica e personalizada, para que seja eficaz na geração de resultados e não afete negativamente a experiência do usuário.

Quanto custa o remarketing?

O custo do remarketing pode variar bastante, dependendo das especificidades da campanha, como o tamanho da lista de remarketing, as plataformas utilizadas para a exibição dos anúncios, a segmentação escolhida e o orçamento definido para a campanha.

Algumas plataformas, como o Google Ads e o Facebook Ads, oferecem opções de lances e orçamentos flexíveis para as campanhas de remarketing, permitindo que as empresas ajustem os investimentos de acordo com seus objetivos e necessidades.

No entanto, é importante destacar que o remarketing pode ser uma estratégia mais econômica do que a aquisição de novos clientes, já que os custos de conversão tendem a ser menores. Além disso, é possível obter um melhor retorno sobre o investimento ao direcionar os anúncios para um público já familiarizado com a marca.

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