Tudo sobre funil de compras e como melhorar o seu negócio

Share

Share LinkedIn Share Twitter Share Whatsapp
funil de comprar como otimizar

O funil de compras é um assunto que precisa ser compreendido por todo e qualquer negócio caso ele deseje ter sucesso. É por meio dele que a taxa de conversão pode ser aumentada de um modo simples, rápido e sem grandes preocupações.

Por meio deste artigo, é possível saber como ter um contato mais direto com o seu cliente e oferecer a ele uma experiência completa, possibilitando o seu retorno em outro momento. Aproveite as dicas e as aplique ao seu negócio para obter bons resultados.

Afinal, o que é funil de compras?

De acordo com a definição literal do termo, um funil de compra é apenas uma ferramenta para visualizar onde seus clientes potenciais estão no processo de tomada de decisão de compra. Se você já ouviu falar em funil de vendas, deve estar se perguntando qual é a diferença entre um funil de compra e um funil de vendas. 

Bom, basicamente eles têm o mesmo conceito, mas enquanto o funil de vendas é analisado pela perspectiva do vendedor, no funil de compra o caminho é visto pela perspectiva do comprador. Ou seja, por meio dele, um analista de marketing ou vendas (ou ambos) analisa o pensamento do comprador em cada etapa até que a venda seja concluída.

De uma maneira resumida: o funil de compra é como os consumidores percebem o processo de aquisição de um produto ou serviço. Sendo assim, é importante que as empresas consigam focar nele para que obtenham resultados relevantes dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

Como ele surgiu?

Esse modelo decorre da ideia de que você pode encontrar clientes com diferentes intenções de compra, incluindo aqueles que não o fizeram inicialmente. Parte da sua estratégia deve ser específica para esses clientes para estimulá-los e convertê-los em consumidores de uma maneira ágil e eficiente.

A maioria dos prospects ou contatos não são clientes instantâneos: eles passam por um processo de pesquisa, comparação e avaliação antes de concordar em gastar dinheiro com sua empresa. Este é o processo de funil de compra. Conhecer essas etapas permitirá que você se comunique melhor com potenciais consumidores, o que aumentará as taxas de conversão de leads e vendas.

No topo do funil de compras estão os mais diversos consumidores, que muitas vezes ainda não sabem que precisam do seu produto ou serviço, não entendem sua marca e estão apenas expostos a novos conteúdos. Então, cabe à empresa oferecer um direcionamento para que definam as suas necessidades e dores.

Quais as ações de marketing para as etapas do funil?

funil de comprar para empresas

Depois de entender um pouco mais sobre o funil de compras, é importante falar sobre as estratégias utilizadas pelo marketing para levar as etapas do funil adiante. Abaixo, confira alguns dos métodos mais utilizados e como eles podem ser úteis para melhorar o desempenho de um negócio.

Atração de clientes em potencial

Pode haver muitas pessoas dispostas a comprar o que você vende, mas elas não sabem que seu negócio existe. Ter um blog atualizado é uma opção. Poste um artigo no blog do seu site e, dessa forma, quando seus clientes em potencial estão procurando uma solução, eles podem encontrar seu site em vez de seus concorrentes.

A produção de conteúdo de blog ajuda na sua estratégia de SEO para ranquear seu site no Google. Além disso, o público-alvo poderá obter informações relevantes sem que haja a necessidade de se deslocar para outros ambientes e, possivelmente, para a concorrência do seu negócio.

A partir desse momento, é importante compreender o que seu público tem como interesse e o que eles precisam. Para isso, é válido ter uma compreensão profunda de quem é cada um de seus clientes. Uma tática super popular é a descrição de personas, o que ajuda a simplificar o cenário de vendas.

Engajamento de audiência

Quando alguém estiver familiarizado com o seu negócio, envolva-o. Dê o incentivo necessário para que ele possa assumir pequenos compromissos com o seu negócio antes mesmo de ele estar pronto para consumir. Isso criará um vínculo e uma memória para o consumidor.

Por exemplo, a melhor maneira de fazer isso é oferecer uma oferta para ajudar com um problema em troca do endereço de e-mail. Uma das opções para isso é oferecer um e-book exclusivo em troca de alguns dados pessoais, como é o caso do e-mail e do nome, fortalecendo o banco de dados da empresa.

A criação de landing pages  também é importante. Elas são páginas do seu site que abordam um problema específico e têm um call to action muito claro. O objetivo é transformar visitantes em leads e esperar que eles mantenham contato e comprem no futuro. Ao enviar tráfego para a página de destino, você obterá uma taxa de conversão mais alta.

Educação do público em relação à oferta

Depois de ter capturado a atenção do seu público, o próximo passo é conscientizar os usuários em potencial sobre seu produto ou serviço para fazer com que o funil de compras seja um verdadeiro sucesso. Eles ainda têm perguntas e, por isso, é trabalho da empresa oferecer respostas.

Seu principal objetivo é conseguir pré-qualificar seus clientes em potencial, ajudando-os a saber se seu produto ou serviço é o mais adequado para eles. Além disso, a empresa também precisa ter a curiosidade sobre essa estratégia e se ela poderá funcionar, ou não.

Conversão de consumidores

Hora de transformar usuários qualificados em clientes! Alguns estudos mostraram que o cliente médio precisa se envolver com um produto ou serviço sete vezes antes de estar realmente pronto para comprar. Sendo assim, é necessário estabelecer uma relação de confiança, bem como adotar uma postura paciente em relação aos resultados.

Ou seja, forneça aos seus clientes oportunidades de compra transparentes e faça isso com frequência. Uma boa opção para esse tipo de estratégia é promover os produtos e serviços de um modo consistente. Para isso, o ideal é fazer com que os clientes encontrem o que desejam de maneira simples e sem muitas etapas para a finalização da compra.

Outras notícia do blog:

Descrição de produtos no e-commerce: como fazer da forma correta

A descrição do produto é fundamental para fornecer detalhes sobre suas características, uso, indicações e benefícios, a fim de gerar uma venda. A qualidade do texto pode afetar a conversão, especialmente se não incluir informações essenciais para que o cliente decida pela compra. Para elaborar uma boa descrição de produto no e-commerce, é necessário seguir […]

Hábitos de consumo: o que é e como isso pode te ajudar?

Os hábitos de consumo são compostos por uma série de comportamentos adotados por um indivíduo ou grupo ao realizar uma compra ou contratação de serviço. Esses hábitos podem ser conscientes ou inconscientes e influenciam as preferências e escolhas dos consumidores. Conhecer os hábitos de consumo dos clientes é fundamental para desenvolver ações de marketing e […]

Dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

A conversão de vendas consiste no processo de conduzir um usuário por meio do funil de vendas em direção à compra de um produto ou serviço em um e-commerce. Entretanto, é importante destacar que a conversão em um e-commerce não se limita apenas à venda, podendo se referir também à transformação de um visitante em […]

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing indispensável para conseguir captar mais clientes e, ainda por cima, fazer com que as mercadorias abandonadas no carrinho possam ser resgatadas pelos usuários. Junto dele, também é válido ressaltar a importância do retargeting, uma estratégia conhecida e eficiente. Levando em consideração o imediatismo das compras na atualidade, utilizar […]