Saiba tudo sobre recuperação de carrinho abandonado

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saiba tudo sobre abandono de carrinho de comprar e como recuperar
Saiba tudo sobre abandono de carrinho de compra e como recuperar.

A recuperação de carrinho abandonado é um tema muito importante para quem trabalha diretamente com e-commerce. Quando alguns itens são “esquecidos” na sacola virtual significa que, por algum motivo, o cliente desistiu de sua compra ou está guardando para um outro momento, exigindo algumas ações por parte da marca.

Para que isso não se torne um hábito por parte dos consumidores, as empresas podem tomar algumas atitudes, como é o caso do remarketing e a flexibilização do frete. No entanto, também é importante fazer uma filtragem para que as causas desse abandono sejam identificadas e rapidamente solucionadas.

Para conhecer mais sobre o carrinho abandonado e suas possíveis soluções, continue a leitura deste artigo.

O que é carrinho abandonado?

O carrinho abandonado nada mais é do que um conceito muito popular entre as redes de e-commerce. Esse termo significa que algum dos visitantes do site adicionou alguns produtos na “sacola” virtual, mas antes que pudesse finalizar a sua compra acabou saindo da loja on-line sem fazer o pagamento ou completar o processamento.

Dessa forma, para que uma empresa seja capaz de realizar a recuperação de carrinho abandonado, é preciso monitorar todo o processo do abandono e conseguir reverter a situação. Com as estratégias corretas, torna-se possível aumentar a conversão de clientes e, aos poucos, torná-los clientes fiéis que irão recomendar os serviços e produtos para outras pessoas.

No entanto, também é necessário que as corporações se envolvam, de fato, nos motivos pelos quais o carrinho foi abandonado. Dessa maneira, há como chegar a uma estratégia eficaz para que o problema não volte a se repetir e para que o cliente tenha uma boa experiência de compra simplificada e sem grandes dúvidas na finalização.

Principais motivos para abandono de carrinhos

principais motivos para abandono de carrinho

Existem muitos motivos pelos quais um carrinho pode ser abandonado em um e-commerce. Abaixo, observe quais são os principais pontos que podem afetar a sua empresa e atrapalhar diretamente a compra por parte dos clientes.

Alto custo do frete

Um dos problemas que pode impedir a recuperação de carrinho abandonado é o frete de alto custo. Esse fator pode ser determinante para que uma compra seja, ou não, finalizada por um cliente. Muitas pessoas acabam abandonando o seu carrinho pouco após visualizar o valor da compra e se deparar com os números expressados pela entrega.

Dessa forma, a maneira mais eficaz de combater esse problema é baratear o valor da entrega, deixando que o consumidor tenha uma vasta gama de possibilidades em relação aos preços. Existem várias estratégias para que isso se torne viável, como, por exemplo, oferecer cupons de desconto para o frete ou simplesmente unificar o valor.

Há, também, o problema encontrado pelo cliente com o valor mínimo do frete grátis. É muito comum que muitas lojas executem campanhas de frete gratuito, mas estabeleçam um valor mínimo para que isso aconteça. É por isso que muitos usuários inserem uma grande quantidade de itens para atingir o preço total, mas quando não conseguem acabam abandonando seu carrinho.

Prazo de entrega elevado

Outro grande problema que pode acabar interferindo diretamente na recuperação de carrinho abandonado é o prazo de entrega. Atualmente, com a era do imediatismo, os clientes desejam receber os seus produtos o mais rápido possível. Dessa forma, quando o prazo para a entrega é estendido, isso acaba fazendo com que haja um grande número de desistências.

Uma solução para esse problema é garantir que a loja virtual tenha bons parceiros da área de logística, sendo capazes de entregar os produtos no menor prazo possível e com preços aceitáveis. Isso fará com que os clientes tenham maior interesse na loja e em uma maior variedade de produtos.

Indecisão

A indecisão é outro fator que influencia diretamente no abandono do carrinho. Muitas vezes, não saber se deve comprar o produto ou assinar o serviço gera inúmeras dúvidas na mente do usuário, impedindo que ele siga adiante até a última etapa do processo de compra: o pagamento.

Tornou-se cada vez mais comum que as pessoas acessem as lojas virtuais, mas sem ter tomado uma decisão de compra até aquele momento. Caso isso aconteça, os produtos são deixados no carrinho e ficam abandonados até que o comprador tenha a certeza do que deve ser feito dali em diante. O remarketing é uma estratégia proveitosa em casos como esses.

Checkout complicado

Um checkout longo e complicado vai fazer com que a recuperação de carrinho abandonado seja dificultada. Mesmo que algumas informações sobre o consumidor sejam reunidas, cadastros que apresentam uma série de campos para serem preenchidos poderão fazer com que os abandonos se mostrem cada vez mais frequentes.

O público precisa de agilidade e praticidade para comprar on-line, visto que o meio virtual é buscado justamente por causa do imediatismo. Sendo assim, a empresa deve pedir as informações estritamente necessárias para que a compra seja levada até o fim, disponibilizando opções de login simplificadas e um cadastro de rápido preenchimento.

Loja com baixa autoridade ou desconhecida

Por fim, ainda há um grande problema que precisa ser trabalhado com frequência pelas empresas: a baixa autoridade ou o pouco reconhecimento. Muitos clientes não conseguem confiar em uma loja que está há pouco tempo no mercado ou que não foi bem avaliada por outros clientes, pois não passa credibilidade alguma.

É importante que, para que haja a recuperação de carrinho abandonado, a reputação da loja seja trabalhada incansavelmente. O ideal é incentivar os consumidores a manter a caixa de depoimentos sempre cheia. As redes sociais também podem ser um caminho para que as avaliações sejam promovidas e para que os seguidores postem fotos com os produtos ou serviços adquiridos.

Leia também: Otimização da Jornada de Compra

Como recuperar carrinho abandonado?


É preciso saber como recuperar carrinho abandonado para que a sua empresa tenha maiores conversões em relação aos clientes. Pensando nisso, listamos abaixo algumas soluções que poderão ser úteis para realizar essa recuperação dos carrinhos abandonados e quais são os pontos que merecem uma maior atenção nesse processo.

Descubra os motivos do abandono

Antes de qualquer outra coisa, é necessário que a empresa foque, principalmente, nos motivos pelos quais o carrinho foi abandonado pelos clientes. Assim como já foi mencionado no tópico anterior, existem vários fatores que podem interferir diretamente nesse tipo de decisão, mas é necessário identificá-los com precisão para resolver o problema.

Dessa forma, o mais adequado é que a navegação do site seja observada para compreender se ela está ruim ou se, de alguma forma, a página da web coloca o mobile first, que acaba dando prioridade de customização para os dispositivos móveis, como tablets e celulares. O valor do frete também precisa ser observado para não acabar sendo mais caro do que o público poderia pagar.

Para aprender sobre como recuperar carrinho abandonado, é necessário ter uma conversa com os parceiros de envio ou, simplesmente, buscar por outras empresas confiáveis que possam realizar o envio das encomendas. As entregas rápidas também devem ser prioridades, pois isso também pode interferir diretamente na decisão de compra dos clientes.

Email marketing

A estratégia de e-mail marketing também é necessária, pois ela pode mudar diretamente os rumos que a sua empresa vai tomar. Esse tipo de ação coloca em cheque a quantidade de pessoas que serão alcançadas por uma propaganda e que poderão conhecer melhor os produtos e serviços disponibilizados em uma empresa.

Essa tática visa coletar informações de contato importante dos clientes ou de clientes em potencial. Quando os e-mails são captados, principalmente dos consumidores que acabaram deixando seu carrinho de compras de lado, é possível utilizar esse recurso para relembrar que algo foi deixado para trás e, consequentemente, convencê-lo a voltar.

Com os dados relevantes de contato dos clientes, é possível realizar uma automação de e-mail marketing, criando mensagens personalizadas atrativas e que sejam convincentes para fazer com que aquele público volte e compre o que foi deixado para trás no carrinho. Um benefício ou cupom de desconto pode ser a solução perfeita.

Notificações push

As notificações push poderão ser utilizadas como estratégias para as empresas que desejam saber como recuperar carrinho abandonado. Elas nada mais são do que avisos de um determinado aplicativo ou site que aparecerão na tela inicial de um smartphone ou de um navegador da internet, mas costumam ser mais comuns nos aparelhos celulares.

Em lojas virtuais, essa estratégia pode ser amplamente utilizada para garantir que um comprador em específico não esqueça do que ele deixou no carrinho ou simplesmente volte ao aplicativo ou site para que consiga olhar novas promoções e, até mesmo, adquirir algum item ou serviço em específico que está em promoção.

Na maior parte dos casos, o primeiro acesso aparece bem ao centro da tela. Caso um usuário clique em aceitar as notificações, é possível enviar, sempre que possível, um lembrete ao usuário sobre itens abandonados no carrinho, ainda que ele esteja em um computador ou em outro site. As notificações poderão ser programadas para lembrá-los de finalizar uma compra.

Remarketing

Atualmente, é possível encontrar diversas soluções para entender o porquê de os usuários acessarem o site de uma empresa ou simplesmente quais são os meios utilizados para isso. Também se torna compreensível a maneira como os produtos são visualizados e por quais motivos os compradores acabaram abandonando o site sem finalizar a sua compra.

Ao utilizar um recurso muito conhecido atualmente, o de cookies de rastreamento, torna-se possível identificar como recuperar carrinho abandonado e entender como os clientes estão sendo diretamente ou indiretamente impactados por anúncios de alguns itens que eles têm visualizado sempre que forem acessar outros sites.

Esse tipo de recurso irá atuar como um lembrete, transformando-o em um algoritmo, que sempre irá incentivar o consumidor nos mais variados momentos a voltar para o site que pesquisou e comprar o produto que mais lhe chamou a atenção. Esse tipo de recurso acaba aumentando, exponencialmente, as conversões.

Retargeting

Antes de mais nada, é importante falar sobre a diferença entre retargeting e remarketing, anteriormente mostrado neste artigo. O primeiro termo se refere a uma estratégia digital para a venda de produtos e serviços, onde um determinado item é mostrado para um cliente levando em consideração os seus gostos e anseios.

Já o remarketing utiliza as informações obtidas por meio dos clientes para entregar a eles algumas propagandas utilizando o recurso de cookies rastreáveis sempre que alguém entra em um site e faz uma busca em específico. É uma estratégia muito utilizada para estabelecer um menor índice de abandono de carrinho.

No entanto, voltando ao retargeting, é válido dizer que esse recurso também pode ser amplamente utilizado para que uma campanha seja gerada e estimule um comprador em potencial a conhecer um produto específico da sua loja. Para os clientes que já estão familiarizados com a empresa, a abordagem precisará ser diferente, oferecendo vantagens.

Ofereça benefícios

Oferecer benefícios é uma das estratégias mais eficazes para quem está buscando descobrir como recuperar carrinho abandonado.  Quando um e-mail ou outra forma de propaganda é endereçada a um cliente com uma oferta basicamente irrecusável, as chances de conseguir realizar uma venda são ainda maiores do que apenas disponibilizando os produtos em um site.

Oferecer descontos, brindes e frete grátis são alguns exemplos de como conseguir reduzir a incidência de abandonos de carrinho. Para os lojistas, essas estratégias estão no topo das prioridades, pois evitam que os carrinhos sejam deixados para trás por muito tempo e, consequentemente, esquecidos, visto que há um alerta para os usuários.

No entanto, é importante ficar atento para não acabar comprometendo o orçamento da loja. O ideal é utilizar as estratégias de frete grátis por região, categorias selecionadas, incluir um valor mínimo ou, se for mais viável, colocar um tempo limitado para que as ofertas fiquem disponíveis no site e deem a ideia de urgência.

Tecnologia TagAssist

A tecnologia TagAssist da eTag é um recurso de extrema importância em qualquer loja virtual.

Nossa ferramenta usa AI & Machine Learning para otimizar seus resultados, oferecendo produtos de interesse, recuperando carrinhos abandonados e impactando seus visitantes com uma experiência nova e incrível.

A recuperação de carrinho abandonado é um assunto que precisa ser discutido entre as empresas, pois existem vários motivos pelos quais isso acontece, da mesma maneira que existem inúmeras soluções para o problema. Por isso, o ideal é colocar essas resoluções em prática o mais rápido possível para aumentar as conversões dos sites.

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